CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CAMPONESES OCUPAM SEDE DO DER PARA COBRAR CONSTRUÇÃO DE ESTRADA
16/05/2012
Trabalhadores rurais acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) ocupam, desde as 6h30 desta quarta-feira (16), a sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de Matriz de Camaragibe, distante 75,6 km de Maceió. Os manifestantes cobram a construção de uma estrada que ligaria o município a São Miguel dos Milagres, a qual teria sido prometida em 2009 pelo Governo do Estado.
Com o mote ‘Governador chega de promessas, queremos nossa estrada’, cerca de 200 trabalhadores participam do protesto. Os camponeses cobram a presença do Presidente Estadual do DER, Marco Antônio Cavalcanti Vital. Segundo eles, se não houver uma solução para o problema, a sede não será desocupada. “Estamos cansados de tantas promessas, já tivemos diversas reuniões em Maceió e nada até agora foi resolvido”, destacou um dos manifestantes.
Ainda de acordo com eles, a estrada que passa por entre os assentamentos foi uma promessa feita pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), em 2009, durante a inauguração da casa de farinha, no assentamento Jubileu 2000. Na ocasião, diversas autoridades ficaram impedidas de chegar ao local devido às péssimas condições da estrada de barro, só sendo possível a presença do Governador, que chegou em um helicóptero.
Segundo a CPT, em todas as audiências com o Governador a construção da estrada foi colocada em pauta e na última, no dia 23 de março, ficou acordado que o DER iniciaria a construção da rodagem no dia 09 de abril.
De acordo com os trabalhadores, se a estrada não for construída até o inverno, eles correm o risco de ficar 'ilhados' caso chova demais, já que estradas de barro são as únicas formas de acesso a algumas comunidades.
Eles alegam ainda que a via irar beneficiar os camponeses dos assentamentos Jubileu 2000, Ir. Dorothy Stang e Quilombo dos Palmares. Além disso, irar atender cerca de 560 pessoas que têm a rodovia como principal acesso às localidades.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)