CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ASSALTOS A BANCOS, LOTÉRICAS E CORREIOS DOBRAM EM 4 MESES
07/05/2012
Uma sessão pública na Assembleia Legislativa de Alagoas, realizada na manhã desta última sexta-feira, dia 4, tornou público os números da violência contra trabalhadores de instituições financeiras no Estado. Representantes dos sindicatos dos bancários e dos Correios apresentaram dados relativos aos quatro primeiros meses de 2012.
Jairo França, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, disse que a falta de segurança vem aumentando sistematicamente. Em 2010, foram registrados 34 casos - entre arrombamentos e assaltos – o que deixou Alagoas como o 13º estado mais violento no setor. Este ano, em apenas quatro meses, já foram registradas 17 ocorrências. Em três casos, os gerentes das agências bancárias foram amarrados a explosivos.
Foto: Jairo França - Pres. Sind. Bancários Alagoas.
Os índices alarmantes são compartilhados por funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). De acordo com dados apresentados por José Balbino, que preside o sindicato dos servidores, foram 40 ocorrências em 2011 e apenas nos quatro primeiros meses deste ano já foram notificados 30 assaltos. Os problemas relativos à segurança já geraram vários protestos por parte da categoria.
Foto: José Balbino - Pres. Sintec-Al.
A sessão, que tinha como tema saúde e segurança, uma vez que o alto índice de violência também resulta em diversos pedidos de afastamento, consistiu no pedido de agilidade do projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição de Justiça da ALE e que prevê a obrigatoriedade de instalação de vidros blindados, portas giratórias e seguranças treinados. Todos os representantes foram unânimes ao afirmar que as instituições, assim como o Estado, são responsáveis pela segurança do trabalhador e dos clientes.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)