CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > VEREADORES PROPÕEM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR AUMENTO DE VAGAS NA CÂMARA
28/06/2011
O polêmico projeto que visa aumentar o número de vereadores de 21 para 31 continua causando controvérsia na Câmara de Vereadores de Maceió. Na sessão desta terça-feira a vereadora Heloísa Helena (PSOL) propôs que seja realizada uma audiência pública para saber se a população aprova o aumento.
Heloísa Helena questionou o aumento dos parlamentares afirmando que os novos vereadores pode ocasionar um aumento no Duodécimo do Legislativo. “ Se alguém não se sente representado aqui e usa isso como argumento, que dispute uma das 21 vagas”, dispara.
Após se posicionar contra ao aumento de parlamentares na última semana, o vereador Galba Novaes (PMN), disse nesta terça-feira que o aumento no número de vereadores ocasionaria um impacto mensal de R$ 480 mil nas contas da Câmara. Segundo os dados repassados pelo presidente da casa, o aumento de dez vereadores acarretaria um repasse de 4,5% da arrecadação municipal para a casa. “Esse aumento irá representar um gasto de 82% do repasse, ou seja, uma margem que infringe a legislação. É necessário uma maior discussão”, afirmou.
Tereza Nelma (PSB) é mais uma a engrossar o coro dos vereadores que não concordam com o projeto do vereador Paulo Corintho (PDT). A vereadora disse após pesquisa não encontrou nenhum projeto semelhante em outra cidade brasileira. “Proponho aos colegas que seja feita uma pesquisa de opinião pública, para saber se a população concorda com o aumento. Eu me junto ao vereador Galba Novaes contra o projeto”, finalizou.
Apontado como autor do projeto, o vereador Paulo Corintho (PDT) justifica a necessidade de ampliar o número de parlamentares afirmando que é necessário mostrar à população os benefícios de trazer novos nomes para a Câmara. “ "Se tivéssemos um número maior de vereadores, teríamos aqui pessoas como a professora Lenilda Lima, o líder comunitário Silvânio Barbosa ou, quem sabe, o conhecido Beto da Farmácia”, justifica.
O projeto tem como base uma emenda aprovada no Congresso Nacional que autoriza o aumento dos vereadores com base no número de habitantes. Dessa forma Maceió poderia ampliar para o número máxino de 31 vereadores. O projeto até agora tem 13 assinaturas que apoiam o projeto.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)