CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > RIO LARGO, ARAPIRACA, PALMEIRA DOS ÍNDIOS E PÃO DE AÇÚCAR.

Rio Largo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar.

26/04/2012

O primeiro município foi Rio Largo,

Escrito por: Sinteal

Cumprindo a programação da 13ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, o Sinteal está realizando desde a última segunda-feira, atos públicos em diversas regiões de Alagoas, levando a discussão sobre qualidade da educação, valorização profissional e financiamento para a educação à sociedade local. Em todos os lugares por onde passa, o Sinteal conta com a participação de professoras/es, funcionárias/os de escola e estudantes dos municípios da região vizinha.

O primeiro município foi Rio Largo, na tarde da segunda-feira, 23. Faixas, banners e um carro de som instalados na praça central da cidade chamaram a atenção da comunidade para a pauta nacional da educação. Na terça-feira 24, foi a vez de Arapiraca. Um ato público na praça da antiga prefeitura, no centro da cidade, discutiu, além da pauta nacional, os problemas da região. A aprovação do PCC no município de Arapiraca ainda está pendente, e a questão salarial no município de Girau do Ponciano está em um momento complicado (inclusive, a educação está em greve neste município). O ato fez a denúncia desses problemas.

Em Palmeira dos Índios, a diretoria estadual do Sinteal foi recebida pela secretária de Educação. Ela sinalizou com a solução de problemas na rede municipal denunciados pelo sindicato, como desvios de função na rede municipal. Ainda em Palmeira dos Índios, o sindicato se reuniu com o Ministério Público Estadual para discutir alguns problemas que atingem a educação na região.

No início desta quarta-feira 25, a praça central de Pão de Açúcar foi ocupada por trabalhadoras/es da educação locais e de cidades próximas. A rádio comunitária Paraíso FM recebeu a presidenta Célia Capistrano e a vice-presidenta Consuelo Correia, além da presidenta do núcleo regional do Sinteal Sitrânia Pereira. A entrevista foi ao ar ao vivo, e teve ampla repercussão, inclusive o carro de som do sindicato do ato retransmitiu em tempo real.

Paralelo às atividades da Semana Nacional de Educação, o Sinteal está realizando o Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical, promovido pela CUT nacional em parceria com os sindicatos filiados em todo o país.

E as atividades continuam: nesta quinta-feira (26) haverá ato em União dos Palmares e na sexta-feira (27) será realizao um debate na sede do Sinteal, em Maceió. “Após o encerramento, vamos continuar discutindo e cobrando. Defender a educação pública tem sido nosso objetivo permanente. Na cobrança diária de gestores – municipais, estaduais e federais – vamos lutar pela construção de uma educação pública de qualidade, que valorize trabalhadoras e trabalhadores com salários dignos, formação continuada. E tem recursos pra isso, a partir do PNE construído pela sociedade”, disse a presidenta Célia Capistrano.