CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 13ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO: DE 21 A 27 DE ABRIL.

13ª Semana Nacional em Defesa da Educação: de 21 a 27 de abril.

24/04/2012

PROGRAMAÇÃO:

Escrito por: Sinteal

A CNTE informa que a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública acontecerá de 21 a 27 de abril de 2012. Nesta semana a versão impressa do material  (cartaz e livreto) seguirá para todos os estados, como preparatória para a mobilização que a CNTE e seus filiados empreenderão em todas as escolas públicas do país. A semana terá como eixo os principais debates da atualidade educacional, como o Piso Salarial Nacional do Magistério, a Carreira Profissional e o Plano Nacional de Educação, com ênfase na aplicação de 10% do PIB na educação.

Importante frisar que a Semana da Educação acontece menos de um mês após a realização da vitoriosa Greve Nacional convocada pela CNTE em defesa dos temas pautados para a discussão de maior profundidade com a comunidade escolar. O liame desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto de PNE, sobre o qual verificaremos se estão sendo observados os princípios e objetivos da educação nacional, previstos na Constituição e conclamados pela sociedade.

Vale esclarecer, ainda, que o país encontra-se a quase um ano e meio sem um Plano Nacional de Educação em vigência. O último expirou em janeiro de 2011 e o Congresso, até o momento, não deliberou sobre o novo PNE. Portanto, nossa luta centra-se também na aprovação imediata do PNE, que servirá de referência para os planos estaduais, distrital e municipais de educação. Ao fim da semana de 21 a 27 de abril, esperamos ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas.

PROGRAMAÇÃO:

21/04 – Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.

22/04 – Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.

23/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.

24/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).

25/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e a Carreira.

26/04 – Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.

27/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho.