CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT-AL REALIZA ATO EM APOIO AO PLEBISCITO SOBRE O FIM IMPOSTO SINDICAL.

CUT-AL realiza ato em apoio ao Plebiscito sobre o Fim Imposto Sindical.

20/04/2012

Vamos acabar com o Imposto Sindical, Diga Não.

Escrito por: CUT-AL

Central Única dos Trabalhadores em Alagoas realizou ontem (19/04), um ato público para divulgar a campanha nacional da CUT- Pelo Fim do Imposto Sindical, o ato aconteceu na rua do comércio em frente ao antigo PRODUBAN. A manifestação teve a participação de sindicalistas e representantes dos movimentos estudantis, sem-terra e lideranças de associações de moradores. No local foi montada uma barraca com uma urna para que as pessoas que passavam no local pudessem votar contra ou a favor do fim ao imposto sindical. O Que é o imposto sindical? É um desconto que é retirado do salário de todos os trabalhadores uma vez por ano e depositado na conta do sindicato da sua categoria.

A proposta da CUT é substituir este imposto por uma contribuição negocial, aprovada em assembleia após as negociações realizadas pelos representantes sindicais.

“Acredito que o fim do imposto vai fortalecer os sindicatos, torná-los mais combativos, atuantes, preparados para os desafios que o mundo apresenta. E quanto mais sindicato forte você tiver, mais qualidade de vida, mais benefícios e conquistas você vai ter”, argumenta o secretário de finanças da CUT-AL- Elpídes Leão.

Segundo professor Luizinho secretário de comunicação da CUT-AL, o imposto sindical só contribui para manter a atual estrutura sindical brasileira que favorece a criação de sindicatos fantasmas, de gaveta e não permite a liberdade e autonomia sindicais. Prova disso é que são criados, em média, três novos sindicatos por dia, interessados apenas nos recursos do imposto. “Um negócio mais lucrativo e fácil de criar do que uma pequena empresa”.

A sociedade está respondendo positivamente ao Plebiscito e, com certeza, vai se engajar nas outras fases da campanha. Para a direção CUTista sem conscientização de todos, pressões e muitas mobilizações, não conseguiremos acabar com este imposto nefasto.

O Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical é a primeira ação da Campanha por Liberdade e Autonomia da CUT. A segunda ação, que será lançada durante o CONCUT, Congresso Nacional da CUT, em julho, é um abaixo assinado pela ratificação da Convenção 87 da OIT, que trata justamente de liberdade e autonomia sindical e proteção do direito sindical.

“Queremos milhões de assinatura para a proposta de um projeto de lei que ratifique esta convenção. Os trabalhadores devem ter liberdade total para decidir a forma de organização da sua luta, sem interferência do Estado ou dos patrões”,

Fotos do Ato.