CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > ALTA DO PIB INDICA RECUPERAÇÃO GRADUAL DA ECONOMIA, AFIRMA BC

Alta do PIB indica recuperação gradual da economia, afirma BC

31/08/2012

Escrito por: Por Agência Estado

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado na manhã de hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma a recuperação gradual da atividade econômica no primeiro semestre, segundo avaliação feita pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, por meio de nota à imprensa. Ele previu também que a tendência é de intensificação da atividade não só na segunda metade deste ano, mas também em 2013.

De acordo com o IBGE, o PIB teve expansão de 0,4% no segundo trimestre do ano na margem (em relação a período imediatamente anterior); de 0,6% no primeiro semestre em relação à primeira metade de 2011 e de 0,5% no segundo trimestre de 2012 em relação a igual período do ano passado. "A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda", comentou o presidente do BC, no comunicado.

Tombini ressaltou também que os "sólidos fundamentos" e um "mercado interno robusto" constituem um diferencial da economia brasileira. "Dessa forma, mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste segundo semestre e do próximo ano", previu.

Como é calculado o PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é o conjunto da produção de bens e serviços do país durante um ano, contando inclusive a arrecadação de impostos sobre a produção. A coleta é feita em três grandes setores: agropecuária, indústria e serviços. Os dados também são apresentados pela ótica da demanda, que mostra como foi o consumo de cada grupo ou segmento produtivo: famílias, governo, investimento da indústria e construção civil, exportações e importações.

Por Agência Estado

Nome: